Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
Família de chip M3 da Apple

Apple

Tudo o que você precisa saber sobre os chips M3, M3 Pro e M3 Max da Apple

Apresentados durante o evento “Vai Arrepiar” da Apple, a família de chips M3 é peça-chave dos novos MacBook Pro e iMac de 24 polegadas.

Em sua terceira geração, os chips da família M3 são os primeiros a serem apresentados quase que de uma vez só. Com os processadores partindo da versão de entrada até Max, eles são os primeiros chips de três nanômetros para um computador pessoal e trazem uma arquitetura de GPU redesenhada para melhorar o workflow ou jogatinas dos usuários.

Entre as novidades da GPU está uma nova tecnologia chamada Dynamic Caching, que aloca dinamicamente o uso de memória local no hardware em tempo real. A Apple diz que isso melhora em muito o desempenho para apps profissionais e jogos mais eficientes.

Além disso, a GPU dos chips M3 traz pela primeira vez ao Mac novos recursos de renderização, como traçado de raios acelerado por hardware e Mesh Shading, que aumenta a potência e a eficiência do processamento de geometria e permite obter cenas visualmente mais complexas nos jogos e nos apps com gráficos exigentes.

As velocidades de renderização são até 2,5x maiores que na linha de chips M1. Os núcleos de desempenho e de eficiência da CPU estão 30% e 50% mais rápidos que no M1, respectivamente, e o Neural Engine está 60% mais rápido que na linha de chips M1.

Os três chips da linha M3 contam com um mecanismo de mídia avançado que leva a aceleração de hardware aos codecs de vídeo mais populares, como H.264, HEVC, ProRes e ProRes RAW. E, pela primeira vez, o mecanismo de vídeo é compatível com a decodificação AV1 também.

Processadores M3 no detalhe

O M3 tem 25 bilhões de transistores — 5 bilhões a mais que o M2. Ele também conta com uma GPU de 10 núcleos com arquitetura de última geração que é 65% superior ao M1 em desempenho gráfico. O chip M3 tem uma CPU de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência) que oferece rendimento até 35% superior ao da CPU do M1 e aceita até 24 GB de memória unificada.

Já o M3 Pro inclui 37 bilhões de transistores e uma GPU de 18 núcleos que oferece desempenho ultrarrápido em tarefas com gráficos pesados. A GPU está até 40% mais rápida que no M1 Pro. A possibilidade de configurar a memória unificada com até 36 GB permite usar o MacBook Pro para trabalhar em projetos mais complexos em qualquer lugar. A CPU de 12 núcleos (6 de desempenho e 6 de eficiência) oferece rendimento em tarefas de um thread até 30% superior que no M1 Pro.

Por sua vez, o M3 Max atinge a marca de 92 bilhões de transistores. A GPU de 40 núcleos é até 50% mais rápida que no chip M1 Max e aceita até 128 GB de memória unificada (até antes exclusiva do M2 Ultra), o que permite desenvolvedores de apps com IA usar modelos de transformação com bilhões de parâmetros. A CPU de 16 núcleos conta com 12 núcleos de desempenho e 4 de eficiência, e atinge velocidades de processamento até 80% superiores às do chip M1 Max.

Os chips estarão disponíveis nos novos MacBook Pro e no iMac, que devem chegar ao Brasil em breve. Novos computadores – e iPads – devem trazer suporte a estes processadores em 2024.

Leia também:

Leia também:

Análise

Nesta terça-feira (30), a Beats anunciou seus novos headphones Beats Solo 4 e um novo fone de ouvido sem fio Beats Solo Buds. Na...

Apple

Nesta terça-feira (7), durante o evento Let Loose, a Apple apresentou o novo iPad Air M2. As novidades incluem o dobro de armazenamento no...

Apple

O todo poderoso iPad Pro M4 foi anunciado com especificações que não chegaram ainda nem nos Macs da Apple. Saiba mais sobre este lançamento.

Apple

Novos iPad Pro M4, iPad Air M2, Apple Pencil Pro, Magic Keyboard reimaginado e atualizações de software fizeram parte do evento.