Depois do tvOS 13, a segunda novidade da WWDC19 é o novo watchOS 6, sistema operacional do Apple Watch. Com ele, o usuário terá novos aplicativos disponíveis como Calculadora, Gravador de Voz e até uma App Store independente.
Com isso, é possível instalar aplicativos de terceiros, procurar por apps usando a Siri, ditado ou até o Scribble. Para desenvolvedores, significa que eles podem criar aplicativos apenas para Apple Watch sem precisar necessariamente de um para iOS.
Sobre saúde, a Apple traz pela primeira vez um aplicativo para mulheres acompanharem o ciclo menstrual com todas as informações necessárias. Além disso, com o novo app de Barulho, o usuário consegue entender os impactos do som no dia a dia. Se o barulho do ambiente chegar a 90 decibels, por exemplo, o Watch pode mandar uma notificação alertando que isso pode impactar, com o tempo, a sua capacidade de ouvir.
No iPhone, o aplicativo Watch ganha uma nova aba “Trends”, que mostra o seu progresso ao longo dos meses com o Apple Watch. Se nos últimos 90 dias as suas atividades caíram em relação ao último ano, o app Atividades te motiva a ficar na linha de novo.
O que mais chega no watchOS 6
Com o watchOS 6, a Apple introduz novas Watch Faces para o usuário adicionar os aplicativos favoritos, contatos e informações. No relógio, a Siri poderá mostrar completamente um resultado de busca na web.
Para desenvolvedores, há uma nova API de áudio, que permite o stream de música, rádio e podcast. O watchOS 6 deve ser liberado para todos no outono do hemisfério Norte, provavelmente em setembro.