Durante o evento desta terça-feira (20), a Apple anunciou uma das maiores atualizações para o aplicativo Podcasts desde o seu lançamento para iPhone. A partir de maio, criadores de conteúdos poderão adicionar uma assinatura em seus programas de áudio.
O modelo de assinatura, que estará disponível no Brasil e outros 170 países, incluirá uma variedade de benefícios curado pelos criadores de conteúdo, como, por exemplo, uma experiência sem anúncio nos episódios, acesso a conteúdo adicional, além de conteúdo exclusivo ou em primeira mão para os ouvintes.
Usuários poderão aproveitar as assinaturas de podcasts de vozes independentes, assim como estúdios premiados, como Tenderfoot TV, Pushkin Industries, Radiotopia da PRX e QCODE.
“Quinze anos atrás, Apple tornou o podcast em algo mainstream, oferecendo a criadores de conteúdo uma plataforma de primeira linha que informa e inspira centenas de milhões de ouvintes ao redor do mundo”, disse o vice-presidente de Software de Internet e Serviços da Apple Eddy Cue.
As assinaturas variam de acordo com cada criador e serão cobradas mensalmente dos ouvintes. Diferente de outros serviços da empresa, como o Apple TV+ ou Apple Music, as assinaturas de podcasts são focadas nos criadores e não na plataforma.
A partir do próximo mês, com o iOS 14.5, usuários poderão também descobrir canais, que são grupos de programas organizados por criadores de conteúdo com títulos únicos, descrições e imagens.
O novo site para Criadores do Apple Podcasts traz um guia completo das melhores práticas, assim como organizar os episódios de uma maneira mais fácil e entender como a audiência engaja com o programa.