Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

Apple deve se recusar a reparar iPhones com IMEI bloqueado

Até então, reparos só eram negados se o sistema Buscar meu iPhone notificasse alguma perda ou roubo, sem considerar as restrições de IMEI.

Ao que tudo indica, a Apple está preparando uma mudança na sua política de reparos do iPhone. Em breve, espera-se que a companhia não realize mais consertos em unidades perdidas ou roubadas.

Até então, os Centros de Serviço Autorizado Apple só negavam suporte a um iPhone perdido ou roubado se esse tivesse a função Buscar ativada. No entanto, tal como revelou o MacRumors, na última terça (29), a restrição também passará a considerar o banco de dados da GSMA, que lista os dispositivos com IMEI bloqueado.

Segundo o portal, a informação partiu de um memorando interno obtido pelo site. No documento, a Apple estaria orientando os serviços autorizados a recusar o fornecimento do reparo, isto é, caso os sistemas de checagem do aparelho acusem uma notificação de perda ou roubo preexistentes.

A mudança, portanto, não requer que os aparelhos sejam atualizados ou qualquer coisa do tipo, já que afeta apenas os critérios que definem o dispositivo como não suscetível a reparos.

Sobre o IMEI

O IMEI, sigla para International Mobile Equipment Identity, ou ‘Identidade Internacional de Equipamento Móvel’, é um número único associado a cada receptor celular. Ao se conectar com a rede, o dispositivo se identifica junto à operadora a partir dessa informação, sendo por isso que smartphones dual-SIM têm dois IMEIs.

Com o número e o documento do aparelho em mãos, é possível registrar sua perda ou roubo junto à operadora. A empresa, por sua vez, solicita o bloqueio global ao registro de dispositivos da GSMA, que se encarrega de tornar o smartphone inutilizável em qualquer rede celular do mundo.

Na prática, não há como o usuário final solicitar o bloqueio junto à GSMA, sendo dever da operadora fazê-lo. No entanto, caso queira saber se algum smartphone tem restrições, vale consultar o site da Anatel, munido de todos os IMEIs que o dispositivo possui.

Não sei o IMEI do meu aparelho, e agora?

Obter o IMEI de qualquer aparelho é bem simples. Para isso, basta digitar *#06# no discador de chamadas. No caso do iPhone, a informação também consta em Ajustes > Geral > Sobre, sendo que a mesma tela também informa se há bloqueios ou restrições registradas.

Por fim, caso você não tenha o dispositivo em mãos, também é possível saber o IMEI a partir da caixa do aparelho, próximo de onde fica o número de série. Noutros casos, mas não em todos, a informação também aparece na nota fiscal.

Relacionado:

Leia também:

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.