Após anos de espera, a Apple anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento dos aplicativos de edição profissional Final Cut Pro e Logic Pro para o iPad. Com isso, os softwares até então exclusivos para o Mac, chegam para as telas multitoque em um serviço de assinatura.
“Nós estamos animados em apresentar o Final Cut Pro e o Logic Pro para o iPad, permitindo que criadores desbloqueiem sua criatividade em novas maneiras e ainda mais lugares”, disse Bob Borchers, VP mundial da Apple de marketing de produto. “Com um poderoso conjunto de ferramentas intuitivas projetadas para portabilidade, desempenho e interface touch-first do iPad, o Final Cut Pro e o Logic Pro oferecem o melhor estúdio móvel.”
Principais funções do Final Cut Pro para iPad
Com o Final Cut para o iPad, criadores podem não só gravar vídeos em ProRaw com o iPad Pro com M2, como também podem controlar tudo sobre a gravação como monitorar o áudio, tempo de gravação, exposição e balanço de branco.
Com a função de multicam, é possível editar vídeos com diversos canais de vídeos disponíveis ao mesmo tempo. Os clips são automaticamente sincronizados e editados, assim o usuário pode mudar os ângulos de gravação com apenas um toque.
A Apple também foca em funções que usam o Machine Learning para garantir facilidade na edição. Com a remoção de máscara da cena é possível remover o fundo de um objeto sem a necessidade de usar uma tela verde. Com auto-corte, é possível ajustar a gravação para vertical, quadrado e outros aspectos sem problema. Por fim, com isolamento de voz, também é fácil tirar o barulho de fundo durante a edição.
Usuários do Final Cut para o iPad têm acesso a uma vasta biblioteca de gráficos, efeitos e áudio profissionais para aprimorar suas narrativas. Também é possível importar e exportar direto do iPad, além de trazer projetos do iMovie do iOS para o iPad e mandar projetos do Final Cut do iPad para o Mac.
Principais funções do Logic Pro para iPad
Já o Logic Pro para o iPad combina a portabilidade do tablet da Apple com o aplicativo all-in-one de criação de música profissional. Com gestos multi-toques, músicos podem tocar instrumentos por software, interagir com controles e navegar projetos complexos com apenas um toque.
O Logic Pro conta com um navegador de som totalmente novo que usa filtragem dinâmica para ajudar músicos a descobrir o som perfeito sempre que surge a inspiração ao usar patches de instrumento, áudio e presets de plug-in.
Criadores de música podem aproveitar mais de 100 instrumentos e efeitos. Os produtores podem cortar e inverter amostras, programar batidas e linhas de baixo e criar kits de bateria personalizados com um conjunto de ferramentas de criação e produção de batidas.
O Beat Breaker, um novo plug-in de mudança de tempo e pitch, permite que os criadores de música deslizem para remodelar e mixar os sons. O Quick Sampler pode cortar e transformar amostras de áudio em instrumentos tocáveis totalmente novos, e o Step Sequencer permite aos usuários programar padrões de bateria, linhas de baixo e melodias, e até mesmo automatizar plug-ins com apenas alguns toques.
Disponibilidade, preço e compatibilidade
O Final Cut Pro e o Logic Pro chegam à App Store do iPad em 23 de maio. Cada um dos softwares custa R$ 29.90 por mês ou R$ 299.00 ao ano, com um mês de testes grátis.
Final Cut Pro pode ser usado nestes dispositivos:
- iPad Pro com M1 e M2;
- iPad Air com M1.
Logic Pro pode ser usados nestes dispositivos:
- iPad Pro de 3a geração ou mais novo;
- iPad Air 3 ou mais novo;
- iPad mini 5 ou mais novo;
- iPad 8 ou mais novo.
Ambos os softwares requerem iPadOS 16.4 ou mais novo.
Veja também: