Um dia após apresentar o iMac M4, a Apple acaba de anunciar o Mac mini com chips M4 e M4 Pro. O computador mais barato da empresa vem com especificações de ponta, o dobro da memória base da geração anterior e um design ultra-compacto que se assemelha ao Mac Studio.
“O novo Mac mini oferece desempenho gigantesco em um design incrivelmente pequeno, graças à eficiência energética do Apple Silicon e uma nova arquitetura térmica”, disse John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware da Apple.
O Mac mini M4 é quase metade menor do que a geração anterior. Mesmo assim, a Apple diz que uma arquitetura térmica inovadora garante que até mesmo os usuários mais exigentes podem aproveitar o computador sem perder potência.
O novo Mac mini conta com 16GB de RAM como base e o chip de entrada, o M4, traz uma CPU de 10 núcleos e uma GPU de 10 núcleos. Já para o recém-anunciado M4 Pro, a Apple garante uma CPU de até 14 núcleos, incluindo 10 núcleos de performance e quatro de eficiência. Já a GPU tem 20 núcleos, tornando-a duas vezes melhor que a disponível no chip de entrada.
O processador mais parrudo permite configurar o Mac mini com até 64GB de RAM, além de vir equipado com portas Thunderbolt 5. Comparado com a geração anterior, ele consegue rodar projetos e realizar tarefas quase que duas vezes mais rapidamente.
O novo Mac mini apresenta uma ampla variedade de portas também. São duas USB-C frontais, além de um conector de áudio com suporte para fones de ouvido de alta impedância.
Na parte traseira, o Mac mini com M4 inclui três portas Thunderbolt 4, enquanto o Mac mini com M4 Pro apresenta três portas Thunderbolt 5. O Mac mini vem de fábrica com Gigabit Ethernet, configurável até 10 Gb Ethernet para velocidades de rede mais rápidas e uma porta HDMI para conexão a uma TV ou monitor HDMI sem um adaptador. Com M4, o Mac mini pode suportar até dois monitores 6K e até um monitor 5K e, com M4 Pro, pode suportar até três monitores 6K a 60 Hz para um total de mais de 60 milhões de pixels.
Além disso, a Apple também comemora este dispositivo como o seu primeiro Mac neutro de carbono. A empresa diz que ele é feito com mais de 50 por cento de conteúdo reciclado no geral, incluindo 100 por cento de alumínio reciclado no gabinete, 100 por cento de revestimento de ouro reciclado em todas as placas de circuito impresso projetadas pela Apple e 100 por cento de elementos de terras raras reciclados em todos os ímãs.
A eletricidade usada para fabricar o Mac mini é proveniente de eletricidade 100 por cento renovável. E, para lidar com 100 por cento da eletricidade que os clientes usam para alimentar o Mac mini, a Apple investiu em projetos de energia limpa em todo o mundo. A Apple também priorizou modos de transporte de baixo carbono, como frete marítimo, para reduzir ainda mais as emissões do transporte. Juntas, essas ações reduziram a pegada de carbono do Mac mini em mais de 80 por cento.
Preço e disponibilidade
O Mac mini com chip M4 começa em R$ 7.499 no Brasil com 16GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. Já o modelo com M4 Pro começa com 24GB de RAM e 512GB de armazenamento interno por R$ 16.999. Ainda não há previsão da chegada deste produto no Brasil. Nos Estados Unidos, ele chega na próxima sexta-feira (8).