Agora que a Apple não vende mais Macs com chip da Intel, ela continua ampliando as novidades exclusivas para os seus computadores com processador próprio. Com o macOS Sonoma não é diferente e cinco recursos do novo sistema serão exclusivos para os Macs com chips M1 ou M2. Confira.
Presenter Overlay: Em uma videoconferência, o macOS Sonoma conta com uma função chamada de Presenter Overlay que deixa o apresentador da chamada em destaque. Enquanto a opção de ficar maior te deixa à frente do conteúdo exibido, a opção menor cria uma bolha com o seu rosto e assim fica mais fácil para você ser visto ao apresentar um trabalho e ainda assim não atrapalhar o conteúdo.
Reagir com as mãos: Em uma chamada FaceTime, usuários de Macs com chip M1 e M2 podem aproveitar efeitos de realidade aumentada divertidos ao fazer gestos com as mãos. Ao fazer um coração, corações aparecem na tela, por exemplo. Essa função também pode ser aproveitada por Macs que permitem usar um iPhone 12 com a função Câmera Contínua.
Acessibilidade: O Personal Voice ajuda os usuários com perda de fala a criar uma voz que se pareça com a deles e, em seguida, usá-la com o Live Speech para se comunicar em chamadas do FaceTime e conversas pessoais. Pela primeira vez, aparelhos auditivos também podem ser emparelhados diretamente com o Mac, para que os usuários com deficiência auditiva possam receber chamadas e conversar de forma mais conveniente.
Modo Game: O modo Game automaticamente dá prioridade de CPU e GPU para jogos rodando com o macOS Sonoma. Com isso, o recurso diminui o uso dessas funções por outros aplicativos e diminui drasticamente a latência de dispositivos wireless como fones de ouvido e controles de videogame.
Siri: Com o macOS Sonoma, usuários de Mac com chips M1 ou M2 não precisam mais dizer “E aí, Siri”. Basta dizer “Siri” que a assistente pessoal já é ativada.
O macOS Sonoma terá uma versão pública de testes disponível a partir de julho. O lançamento oficial é no outono do Hemisfério Norte, provavelmente entre setembro e outubro.
Leia também: