Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
Capa FineWoven para iPhone 15

Apple

Polêmica capa FineWoven para iPhone 15 vale a pena?

Substituindo os acessórios de couro, a Apple aposta no FineWoven como nova capa para o iPhone 15. Mas vale a pena o material? Nós testamos.

Em setembro, a Apple anunciou a nova linha do iPhone 15. Entre as novidades, esta a troca das capas de couro pela FineWoven, que utiliza um tecido que se assemelha à camurça e é feito de microssarja resistente.

Em sua busca para ter uma pegada neutra de carbono, a Apple entendeu que uma das maneiras de atingir esse objetivo seria descontinuando todos os seus acessórios em couro. Dito isso, nem todos os usuários estão convencidos de que a FineWoven seja o novo material luxuoso para capas e acessórios de iPhone e Apple Watch.

Durante as últimas semanas, o Nova Post vem testando tanto a capa FineWoven para o iPhone 15 Pro quanto a carteira MagSafe de mesmo material e abaixo eu te conto a minha experiência com elas.

@josefadorno

A polêmica capa #FineWoven da Apple para o iPhone 15 está dando o que falar. Mas o que é verdade e o que é mentira sobre ela? Nas últimas duas semanas, eu venho testando esse acessório e te conto como está sendo a minha experiência – inclusive o motivo de alguns consumidores estarem com o pé atrás sobre ela. Uma matéria mais detalhada também está disponível no link da bio. #apple #fyp

♬ Kawaii Aesthetic – LoES

O que é o FineWoven? E qual o problema com o material?

Capa FineWoven para iPhone 15

De acordo com a Apple, a capa FineWoven para iPhone 15 é feita de “microssarja resistente.” A empresa diz que o material foi projetado pensando no planeta, já que mais de 68% da sua composição vem de conteúdo reciclado pós-consumo, reduzindo muito as emissões de carbono em comparação ao couro.

Apesar de ter passado por “milhares de horas de testes durante o processo de design e fabricação”, a Apple diz que essa capa de alta qualidade “pode apresentar desgaste com o passar do tempo”, que a “interação com acessórios MagSafe deixa leves marcas” e que a melhor maneira de evitar isso é utilizando uma capa de silicone ou capa transparente para o iPhone 15.

Dito isso, muito do que vimos na mídia estrangeira é o fato da capa FineWoven para iPhone 15 riscar muito fácil, seja com a unha, ao entrar em contato com chaves ou simplesmente ficar marcada devido ao calor dos acessórios de carregamento MagSafe.

Além disso, enquanto o silicone e o couro são mais resistentes contra respingos (seja de comida, molho ou água), a capa FineWoven absorve tudo isso. Como a Apple promove este acessório como “alta qualidade”, muitos usuários se sentem frustrados pelas marcas de uso aparecerem tão rápido.

Sem repelente de líquido, a capa FineWoven absorve o líquido que cai nela, diferente da case de silicone.

Para entender melhor esse desgaste, a iFixit, uma empresa especializada em consertos faça-você-mesmo de aparelhos tecnológicos, mostrou como a FineWoven resiste a molho de pimenta, azeite e água. Basicamente, essa sarja absorve todos esses componentes, já que a Apple não colocou um repelente de água durável, DWR em inglês, que evita que o líquido penetre na fibra e deixe uma marca.

No entanto, se a empresa tivesse colocado essa proteção, a capa continuaria sendo um problema ao meio ambiente, já que essa tecnologia usa de produtos químicos que são descritos como “persistentes, bioacumuláveis e tóxicos.”

Minha experiência com a capa FineWoven no iPhone 15 Pro

Logo no meu primeiro contato com o material, eu fiquei impressionado com a qualidade dele. De fato, a capa FineWoven lembra a camurça, mas devido a toda a repercussão no exterior, fiquei com medo de que o acessório poderia apresentar desgastes muito rapidamente.

Usando-a há duas semanas, eu percebo que ela já conta com dois riscos próximo da Maçã, um outro risco no canto inferior esquerdo, além da marca do MagSafe Duo na parte inferior da Maçã.

Estes riscos não são facilmente vistos e é preciso se esforçar um pouco – e jogar luz – para vê-los. Já cheguei a molhar a capa com água algumas vezes, o que deixa uma marca, mas depois seca sem deixar manchas.

A Apple diz que passar um paninho de microfibra úmido pode ajudar a tirar algumas manchas ou diminuir riscos, mas a verdade é que como não misturo o iPhone com as chaves de casa ou outros materiais, ainda não tive nenhum problema. Puxar o iPhone do bolso do jeans ou de mochilas não foi um problema até agora.

No entanto, o meu maior problema com a capa é o quão duro é para tirá-la do iPhone e dá uma sensação de que ou eu vou quebrar o acessório ou um dos botões do iPhone.

Dito isso, a minha experiência até agora tem sido satisfatória com a capa e a carteira, mas eu entendo de onde vem as reclamações dos usuários.

A capa é muito cara para um material que não é tão premium quanto o couro

Por fim, eu imagino que muitas das reclamações contra essa capa se devem ao custo dela. Nos Estados Unidos, o valor é US$ 59 e no Brasil ela custa R$ 719,00 – o mesmo praticado com as cases de couro.

Dito isso, o couro é um material bem mais nobre e também mais resistente. Caso a Apple tivesse optado por um valor mais baixo, como o da capa de silicone, talvez os usuários não reclamassem tanto.

Além do mais, apesar da capa servir para proteger o iPhone, ninguém quer que ela fique toda suja ou marcada com apenas alguns dias de uso.

Felizmente, não é o caso aqui e ao longo das próximas semanas e meses, estarei acompanhando como este acessório envelhece.

Vale a pena comprar?

porta USB-C do iPhone 15 Pro

Se a capa de silicone ou a case transparente não são do seu gosto, a FineWoven é uma opção. Porém, ela traz um valor elevado e pode não corresponder às suas expectativas em relação à durabilidade dela.

Em 2023, talvez a melhor opção seja olhar acessórios de terceiros para encontrar uma capa resistente, mas também do agrado do consumidor. Mesmo assim, se a FineWoven for a sua escolha, lembre-se de evitar a mão gordurosa ou de levá-la para perto de líquidos, uma vez que o iPhone pode resistir a um banho de café, mas certamente não este acessório.

Você encontra a capa FineWoven para iPhone 15 no site oficial da Apple.

Leia também:

Tecnologia

Sul-coreana expande portfólio de telonas e imagens de ultra qualidade com as novas Samsung AI TVs com opções de miniLED e OLED.

Apple

Com o agravamento das enchentes no Rio Grande do Sul, o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa vai fazer uma doação...

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.