Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

WWDC21: iPadOS 15 ganha widgets na tela inicial, Biblioteca de Apps e foco em produtividade

Novo iPadOS 15 facilita o uso de antigas funções como o Split View e Slide Over. Novos atalhos de teclado e do Apple Pencil também ajudam.

O tão esperado iPadOS 15 foi anunciado durante a WWDC21. O software que deveria ser o grande diferencial dos novos iPad Pro com chip M1 não chega a revolucionar, mas ajuda a deixar mais simples o uso de antigas funções.

Experiências conhecidas como Split View e Slide Over agora ficam mais óbvias. A todo o momento, na parte superior do iPad, há três bolinhas que mostram as possíveis configurações de tela para o aplicativo que você abriu.

A nova tela inicial mudou o suficiente para facilitar a vida dos usuários de iPad que usam o tablet na horizontal, com a possibilidade de mover os widgets pela Home de maneira mais independente e também ao adicionar a Biblioteca de Aplicativos, que chegou em 2020 apenas para os iPhones.

O iPadOS 15 ganha novos atalhos de teclado e também para notas rápidas. Ao passar o Apple Pencil do canto inferior direito em direção ao centro, é possível começar uma nota.

Assim como no iPhone, o foco do iPadOS 15 também está nas ligações de FaceTime e no iMessage.

Com a função SharePlay, usuários podem assistir a um filme, ouvir músicas juntos ou compartilhar a tela do dispositivo sem interromper a ligação. Também é possível, pela primeira vez, colocar as pessoas alinhadas na tela, dando destaque igual para cada uma delas.

No iMessage, há novas opções de Memoji e o tablet te lembra sempre de conteúdos compartilhados com você, seja do Apple Music, Apple TV+, um link ou até um podcast.

O iPadOS 15 também traz a função de Foco para separar o lazer do trabalho e a nova Central de Notificações mostra pop-ups de acordo com o que é mais relevante para o usuário.

Mais novidades do iPadOS 15

Com o iPadOS 15, será possível desenvolver no iPad com o Swift Playgrounds. Usando a linguagem Swift, é possível criar um código, desenvolver o app e até mandar para aprovação da Apple.

No iPadOS 15, o Safari também está redesenhado. E o que acontece no iPad, pode acontecer também no iPhone e no Mac. O tablet da Maçã também ganha nessa atualização o aplicativo Tradutor, assim como a função de auto tradução.

Com a funcionalidade Controle Universal, usando um único mouse e teclado, é possível ter uma experiência fluida entre o iPad e o Mac como arrastar um desenho do tablet para uma edição de vídeo no Mac.

Há também a função “Compartilhado com você”, aplicativo Fotos com mais destaque em memórias e aprendizado de máquina, iCloud+, Siri que realiza diversas funções offline e mais.

O iPadOS 15 está disponível desde já para desenvolvedores e chega para o público em geral no Hemisfério Norte. Todos os dispositivos que funcionavam no iPadOS 14 também funcionarão nessa atualização, ou seja, iPad 5 ou superior, iPad Air 2 ou superior, iPad mini 4 ou superior e todos os iPad Pro.

Leia também:

Análise

Os novos iPhones da Apple estão mais poderosos do que nunca. Confira a análise do iPhone 13 Pro, um mês após a chegada dele...

Apple

Quer saber como aproveitar a câmera do seu iPhone 13 ou 13 Pro para fotos e vídeos? Esse tutorial te dá várias dicas e...