Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
xbox-cloud-gaming-permite-jogar-fortnite-no-iphone

Games

Fortnite no iPhone vira realidade com o Xbox Cloud Gaming

Serviço da Microsoft que permite jogar diretamente no navegador agora torna possível rodar o Fortnite no iPhone, no iPad e no Mac.

Desde que a Epic Games e a Apple travaram uma batalha judicial em 2020, jogar Fortnite no iPhone deixou de ser possível. Dois anos depois, no entanto, o game finalmente volta a estar disponível para os smartphones, tablets e até computadores da Apple, mas pelas mãos da Microsoft.

Neste 5 de maio, os responsáveis pelo streaming de jogos da empresa, o Xbox Cloud Gaming, oficializaram o lançamento do Fortnite para qualquer dispositivo compatível com a versão web do serviço, que é executável diretamente do navegador.

Com isso, conforme enfatiza a própria Microsoft no anúncio, jogadores de 26 países onde o serviço está disponível, incluindo o Brasil, só precisam de duas coisas para jogar Fortnite. Na verdade, três:

  • Uma conta Microsoft (qualquer endereço de e-mail do Hotmail ou Outlook);
  • Um iPhone, iPad, iPod Touch, Mac, PC ou dispositivo Android;
  • Uma excelente conexão de internet (essa é a parte que a Microsoft não conta).

Até antes disso, o jogo já estava disponível para alguns usuários do iPhone, mas em fase beta e em outro serviço de streaming de jogos. Conforme noticiamos aqui no Nova Post, em janeiro de 2022, o GeForce Now, serviço equivalente mantido pela NVIDIA, já vinha testando uma versão beta do game, mas para um número restrito de assinantes.

No serviço da Microsoft, além do plano gratuito ter menos restrições, sem fila de espera para acessar, por exemplo, o jogo já pode ser jogado por qualquer um que tenha uma boa internet. Isso é necessário, pois, dada a natureza do game e do serviço, que mantém uma conexão constante com servidores de internet, não dá pra jogá-lo numa conexão ruim.

Fora esse pequeno detalhe, nosso editor, @victor, parece ter gostado da experiência:

Ao longo de sua fala na nota oficial, a empresa enfatizou o orgulho em disponibilizar o Fortnite no iPhone. Na íntegra, disse que “É um passo importante adicionar um título Free-to-Play ao catálogo de jogos na nuvem à medida que continuamos nossa jornada na nuvem. Estamos começando com o Fortnite e buscaremos no futuro trazer mais jogos Free-to-Play que as pessoas adoram. […]”.

Em seguida, a companhia também afirmou trabalhar para que os seus 3 bilhões de jogadores tenham não só mais opções de jogos, mas também mais opções de como jogá-los.

Aqui, no entanto, vale ressaltar que, ao menos no caso do Fortnite, o Xbox Cloud Gaming não faz distinção entre o dispositivo que o usuário está usando. Ou seja, quem joga no iPhone pode muito bem cair contra quem joga num console ou PC.

Felizmente, uma forma simples de contornar isso é parear um controle bluetooth no dispositivo mobile. Tanto os smartphones Android quanto o iPhone suportam pareamento dos controles de Xbox e PlayStation (bem como os de terceiros), o que deixa a jogatina mais justa.

Para acessar o site do Xbox Cloud Gaming e começar a jogar Fortnite no iPhone (ou qualquer outro jogo da sua biblioteca na plataforma), basta acessar: xbox.com/play.

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...