Se você é usuário do Android, é possível que sequer tenha percebido que o seu backup de conversas do WhatsApp é ilimitado. Contudo, num futuro próximo, é provável que você sinta bastante falta dessa vantagem, já que alterações recentes no código do aplicativo indicam seu fim.
Na prática, caso a mudança se concretize, esses backups passarão a consumir espaço no seu Google Drive. A princípio, toda conta Google tem pelo menos 15GB de armazenamento gratuitos – mas se considerarmos que o Gmail e o Google Fotos também compartilham essa quantia, ela se torna bem menos do que parece.
No iOS, o backup de conversas do WhatsApp nunca foi ilimitado. Dessa forma, o usuário tem os mesmos 5GB gratuitos do iCloud salvar tudo, entre backups do sistema e de aplicativos, incluindo o mensageiro. Uma vez que o espaço grátis se esgota, é preciso assinar o serviço para continuar tendo os dados a salvo.
Em suma, algo parecido deve acontecer com o WhatsApp para Android, segundo o que indicam descobertas recentes do WABetaInfo.
No último dia 24 de janeiro, o portal também revelou que, no futuro, mais modelos de smartphones com o sistema poderão transferir conversas do WhatsApp para o iOS, além dos Google Pixel e Samsung Galaxy.
Google não quer mais bancar armazenamento grátis para ninguém
A descoberta do WABetaInfo se deu analisando o código de versões beta do aplicativo para Android. No último sábado (29), o site revelou ter encontrado indícios de que, em breve, o mensageiro começará a informar os usuários sobre a mudança, explicando que as conversas consumirão a quota de armazenamento do Google Drive.
Há cerca de três meses, linhas de código de outra versão beta já indicavam que o funcionamento dos backups mudaria. Isso porque o WhatsApp também prepara uma forma de gerenciar o espaço consumido pelos chats, permitindo decidir o que deve ou não continuar salvo.
No entanto, a mudança no backup de conversas do WhatsApp não foi ideia do aplicativo, mas sim do Google.
Ao que parece, a gigante das buscas está cansada de oferecer espaço gratuito na nuvem – tanto que, em 2021, descontinuou o armazenamento ilimitado de imagens no Google Fotos, inclusive para a própria linha de smartphones.
Apesar da má notícia, nem tudo é tão ruim: também segundo o WABetaInfo, o Google pretende oferecer uma quota à parte ao espaço do Google Drive. A diferença, portanto, é que esse espaço seria limitado, vindo a ocupar a franquia total da conta conforme os backups ultrapassem um certo tamanho.
Além disso, espera-se que o WhatsApp avise aos usuários de que seu armazenamento no Google Drive está perto do fim. Na pior das hipóteses, isso evitaria que um usuário desavisado, ao reinstalar o aplicativo ou trocar de smartphone, perdesse todas as suas conversas sem ter sequer a chance de salvá-las antes.