Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
backup-de-conversas-do-whatsapp-não-será-mais-ilimitado-destaque

Tecnologia

Backup de conversas do WhatsApp para Android deixará de ser ilimitado

Alteração no código do aplicativo para Android indica que, em breve, suas conversas do WhatsApp também ocuparão espaço no seu Google Drive.

Se você é usuário do Android, é possível que sequer tenha percebido que o seu backup de conversas do WhatsApp é ilimitado. Contudo, num futuro próximo, é provável que você sinta bastante falta dessa vantagem, já que alterações recentes no código do aplicativo indicam seu fim.

Na prática, caso a mudança se concretize, esses backups passarão a consumir espaço no seu Google Drive. A princípio, toda conta Google tem pelo menos 15GB de armazenamento gratuitos – mas se considerarmos que o Gmail e o Google Fotos também compartilham essa quantia, ela se torna bem menos do que parece.

No iOS, o backup de conversas do WhatsApp nunca foi ilimitado. Dessa forma, o usuário tem os mesmos 5GB gratuitos do iCloud salvar tudo, entre backups do sistema e de aplicativos, incluindo o mensageiro. Uma vez que o espaço grátis se esgota, é preciso assinar o serviço para continuar tendo os dados a salvo.

Em suma, algo parecido deve acontecer com o WhatsApp para Android, segundo o que indicam descobertas recentes do WABetaInfo.

No último dia 24 de janeiro, o portal também revelou que, no futuro, mais modelos de smartphones com o sistema poderão transferir conversas do WhatsApp para o iOS, além dos Google Pixel e Samsung Galaxy.

Google não quer mais bancar armazenamento grátis para ninguém

A descoberta do WABetaInfo se deu analisando o código de versões beta do aplicativo para Android. No último sábado (29), o site revelou ter encontrado indícios de que, em breve, o mensageiro começará a informar os usuários sobre a mudança, explicando que as conversas consumirão a quota de armazenamento do Google Drive.

Há cerca de três meses, linhas de código de outra versão beta já indicavam que o funcionamento dos backups mudaria. Isso porque o WhatsApp também prepara uma forma de gerenciar o espaço consumido pelos chats, permitindo decidir o que deve ou não continuar salvo.

No entanto, a mudança no backup de conversas do WhatsApp não foi ideia do aplicativo, mas sim do Google.

Ao que parece, a gigante das buscas está cansada de oferecer espaço gratuito na nuvem – tanto que, em 2021, descontinuou o armazenamento ilimitado de imagens no Google Fotos, inclusive para a própria linha de smartphones.

Apesar da má notícia, nem tudo é tão ruim: também segundo o WABetaInfo, o Google pretende oferecer uma quota à parte ao espaço do Google Drive. A diferença, portanto, é que esse espaço seria limitado, vindo a ocupar a franquia total da conta conforme os backups ultrapassem um certo tamanho.

Além disso, espera-se que o WhatsApp avise aos usuários de que seu armazenamento no Google Drive está perto do fim. Na pior das hipóteses, isso evitaria que um usuário desavisado, ao reinstalar o aplicativo ou trocar de smartphone, perdesse todas as suas conversas sem ter sequer a chance de salvá-las antes.

Leia também:

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.