Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Tecnologia

Microsoft lança ferramenta PrevisIA para prevenção do desmatamento na Amazônia

Ferramenta de AI PrevisIA para ajudar na prevenção do desmatamento da Amazônia é uma parceria da Microsoft, Imazon e Fundo Vale.

Microsoft, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e o Fundo Vale lançaram nesta quarta-feira (4) a ferramenta PrevisIA que antecipa informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia por meio de Inteligência Artificial.

O evento foi transmitido online para jornalistas e pessoas envolvidas na preservação da Amazônia. A PrevisIA tem como objetivo analisar dado como topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas oficiais e não oficiais e dados socioeconômicos para identificar possíveis tendências de conversão da floresta pelo desmatamento.

A plataforma, que combina a tecnologia do Microsoft Azure e algoritmos de IA desenvolvido pelo Imazon, divulgará os dados publicamente para serem usados por órgãos públicos no combate e controle do desmatamento.

“Na Microsoft, acreditamos que a Inteligência Artificial pode auxiliar a resolver desafios do planeta e da sociedade. A preservação do meio ambiente, sem dúvida, é um desses desafios. Como parte do nosso compromisso com a biodiversidade, assumimos a responsabilidade pela nossa pegada na Terra e há alguns anos lançamos o programa AI for Good, onde disponibilizamos US$ 165 milhões, durante o período de cinco anos, para fornecer financiamento, tecnologia e especialização para indivíduos e ONGs. As iniciativas desse projeto são divididas em cinco pilares, um deles é o AI for Earth, que, entre as ações apoiadas no Brasil, consta a parceria com o Fundo Vale e o Imazon.”

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil

Para ser carbono negativo, a Microsoft quer ajudar a melhorar a biodiversidade mundial, sendo a PrevisIA uma dessas iniciativas. Ela utiliza imagens de satélite da European Space Agency para, com inteligência artificial de reconhecimento de imagem, gerar as previsões de desmatamento.

O projeto havia sido anunciado em outubro de 2020 e foi lançado alguns meses depois nesta quarta (4).  

O PrevisIA faz parte do projeto “Microsoft Mais Brasil”, que tem como objetivo apoiar a retomada econômica do país por meio de um conjunto de ações e investimentos. O programa é dividido nas frentes “educação, capacitação profissional e empregabilidade”, “habilitação da economia digital por meio da tecnologia” e “crescimento sustentável e impacto social”.

Confira mais sobre a iniciativa aqui.

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...