Pode não parecer, mas já faz sete anos que o Microsoft Edge foi apresentado ao mundo. Baseado no Chromium, o mesmo motor do Google Chrome, o browser oficial do Windows já se consolidou no mercado – e, mais recentemente, ultrapassou o Safari dentre os mais utilizados em desktops.
Compilados de maio de 2021 a abril de 2022, os números da consultoria StatCounter refletem o cenário global. Segundo eles, neste último mês, enquanto o Edge abocanhou 10,07% das navegações via PC, o Safari manteve-se na faixa dos 9,62%, média que vem apresentando desde o ano passado.
Já na liderança, como é de se imaginar, o Google Chrome se mantém invicto, com 66,58% das navegações online via desktop. No ambiente mobile, o navegador da Google também se sai em primeiro, com 63,59% dos acessos.
Aqui, é interessante notar que, dada a popularidade do iPhone, o Safari se sai em segundo, com 24,83% da navegação via smartphone.
No Brasil, Edge não disputa o segundo lugar com o Safari, mas com o Opera
No Brasil, Google Chrome é líder no computador e no smartphone, com, respectivamente, 78,87 e 75,39% dos acessos.
No contexto global, o Opera, navegador conhecido por seu bom desempenho em máquinas antigas ou mais fracas, aparece em último lugar, com 2,44% do mercado. Já no Brasil, devido à mencionada promessa de velocidade e estabilidade, o navegador registrou 5,59% de participação nos acessos, comparados a 7,45% do Edge.
Curioso, no entanto, é o fato de que, até fevereiro de 2022, o Opera se encontrava acima do Microsoft Edge, com 8,32% dos acessos via desktop. De lá até maio, a situação se inverteu bastante e o Opera agora está abaixo inclusive do Firefox, que tinha 6,03% dos acessos em abril.
No cenário mobile para o Brasil, a situação é parecida com o que vemos no resto do mundo: Chrome lidera 75,39% dos acessos, Safari vem logo depois, com 12,02%, e, em seguida, o navegador dos Samsung Galaxy, com 4,78%.
Tudo estaria normal se não fosse pelo fato de que o Instabridge, um aplicativo pouco conhecido no segmento, saltou, de 4,96% em janeiro, para 27,78% em fevereiro, abocanhando uma boa parcela dos usuários do Chrome em smartphones. Agora em abril, contudo, a situação já se normalizou.
O Instabridge, vale citar, é um app que promete revelar as senhas de redes Wi-Fi próximas, e que também possui um navegador embutido.
Relacionado: