O Instagram aproveitou esta segunda-feira (23) para anunciar uma série de novidades em sua identidade visual. Com isso, o aplicativo estréia um novo logotipo, com alterações sutis em relação ao anterior, uma nova fonte oficial e novos designs para campanhas publicitárias.
Começando pelo logotipo, que teve seu maior redesign em 2016, a versão apresentada hoje pelo Insta é pouco diferente da vista naquele ano. Agora, segundo as palavras da própria rede social, o logotipo está mais “vivo” e “dinâmico”, uma vez que o gradiente foi alterado, adicionando cores mais vibrantes, como amarelo e rosa choque.
Anteriormente, o ícone usava tons mais escuros. De certa forma, é até difícil notar que algo mudou. Mas a diferença é perceptível quando ambos os logos ficam lado a lado.
A segunda mudança apresentada hoje pelo Instagram foi sua nova fonte, chamada Instagram Sans. Tal como o novo ícone, a nova fonte deve estampar a interface do aplicativo, sendo utilizada em botões, figurinhas dos stories (aquelas que são padrão do Insta), marcações e mais.
Também de acordo com o Instagram, a nova fonte também pretende ser mais acessível e globalizada, já que tem um design adaptado para vários idiomas, inclusive aqueles que não utilizam o alfabeto romano, a exemplo do japonês e do tailandês.
Por fim, além dessas duas novidades, o Instagram também anunciou um novo guia visual para as suas campanhas publicitárias. Com este novo conceito, segundo a rede social, o objetivo é colocar o conteúdo no centro, evidenciando as imagens e elementos utilizados na própria rede.
Movimento acompanha rumores sobre novo feed e “crise de identidade” no aplicativo
Novo logotipo (à direita) é muito parecido com o anterior (à esquerda); na internet, usuários criticaram a forma como as novas cores fazem o ícone chamar muito mais atenção na grade de aplicativos — o que pode muito bem ter sido o objetivo da alteração.
A chegada de concorrentes como o TikTok parece ter afetado bastante o Instagram. Isso fica ainda mais claro se observarmos as constantes mudanças que o aplicativo tem sofrido. Se antes era um aplicativo voltado pra fotos, hoje, o Insta também tenta se vender como uma rede social de miniclipes, exatamente como o rival chinês.
Não por acaso, o aplicativo tem realizado diversos testes com novas funções, inclusive um feed em tela cheia, bem parecido com o da rede social concorrente.
Apesar de ter sofrido críticas, sobretudo por abandonar o formato 1:1, um clássico da fotografia e que se tornou sinônimo de fotos no Instagram, é provável que o novo feed seja definitivo, já que permite visualizar mais conteúdo no formato vertical, tal como é a tela dos smartphones.
Ademais, muito embora a maioria dessas alterações tenha por objetivo atrair novos usuários, ou, ainda, resgatar quem foi para o TikTok, não é incomum que os mais acostumados estranhem as novidades.
De todo modo, tantas mudanças assim revelam que sim, o Instagram, e toda a Meta, talvez, esteja tentando se reinventar, a fim de não perder a parcela mais jovem (e ativa) de seus usuários.
À primeira vista, nada disso é ruim. Mas será que eles não podem acabar “perdendo o norte” com tantas mudanças? Fica a dúvida!
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