Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
Apple Developer Academy

Apple

Apple Developer Academy comemora dez anos no Brasil

Mais de 3.000 alunos já passaram pelo Apple Developer Academy. Curso ajuda profissionalizar brasileiros no desenvolvimento para iOS.

A Apple Developer Academy está completando dez anos no Brasil. Lá em 2013, o país foi o primeiro a inaugurar este projeto que oferece ferramentas e treinamentos necessários para futuros desenvolvedores, designers e empreendedores para carreiras na área de economia dos apps para iOS.

Ao todo, são mais de 3.000 alunos formados em nove cidades do Brasil. Pelo país, a Apple fez parceria com dez universidades importantes para treinar estudantes com um currículo que abrange os fundamentos da programação e com habilidades profissionais em design, marketing e mais.

A empresa diz que a Apple Developer Academy ajuda os estudantes a aprimorarem suas habilidades no desenvolvimento de apps para iOS e aprenderem a resolver problemas reais com espírito de empreendedorismo. O programa, que é gratuito para todas as idades e níveis de conhecimento, não precisa de experiência anterior com programação.

“Na Apple, acreditamos muito no poder da educação para revelar potenciais e transformar vidas”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple. “Nos últimos 10 anos, nossas Apple Developer Academies ajudaram diversos criadores e empreendedores a causar impacto em suas comunidades e a compartilhar suas ideias com o mundo. É maravilhoso ver tudo o que conquistaram, e mal podemos esperar para ver o que vem por aí.”

Em 2021, a Apple divulgou que mais de 1.500 aplicativos já haviam sido publicados por alunos do Apple Developer Academy. Na época, o Nova Post conversou com o Arthur Motelevicz, um dos fundadores da Opala Studios e que também participou da primeira turma do programa em Curitiba, em 2013, na PUC.

Ele contou ao site de como os valores da Apple foram importantes para o aprendizado dele:

“Eu, por exemplo, nunca tive um equipamento da Apple até aquele momento. E a metodologia deles era a do Challenge Based Learning: você aprendia o conceito em uma semana e em quatro dias você tinha que fazer um app publicado com a tecnologia que você aprendeu. É puxado, eu passava o final de semana programando para entregar esses trabalhos.”

Hoje em dia, seu estúdio tem mais de 100 milhões de usuários e diversos aplicativos voltados para música publicados na Apple Store.

Para saber mais sobre o Apple Developer Academy, o estudante precisa estar matriculado em uma das universidades que tenham parceria com a Apple. Em São Paulo, por exemplo, o Mackenzie e o SENAC fazem parte da lista. As inscrições para próximas turmas depende do calendário das faculdades.

Veja também:

Leia também:

Apple

Com a chegada da Apple Intelligence, a Apple também quer que seus alunos da Developer Academy aprendam mais sobre Inteligência Artificial.