O último anúncio do evento desta terça-feira (20) da Apple foi a quinta geração do iPad Pro. Considerado como estrela da apresentação, o tablet profissional da Apple ganhou a sua maior atualização em anos.
Em um vídeo bastante animado , um homem é visto entrando no Apple Park, sede da empresa em Cupertino, na Califórnia, e roubando o processador M1 dos novos Macs. No final, este homem era ninguém menos que o CEO Tim Cook que decidiu, literalmente, colocar o chip M1 nos novos iPads.
Como de costume, a linha de iPad Pro foi anunciado em dois modelos, um de 11 polegadas e outro maior em 12,9 polegadas. De igual, ambos os iPads trazem o processador M1, com uma performance de CPU 50% maior do que a geração anterior e uma performance de GPU 40% maior.
A quinta geração do iPad Pro também traz armazenamento duas vezes mais rápido com até 2TB de capacidade. Com isso, a Apple, pela primeira vez, mostra que os modelos com 1TB e 2TB têm 16GB de RAM, enquanto os outros modelos trazem 8GB de RAM no total.
Ambas as versões contam com suporte à rede 5G no modelo Cellular e trocam a porta USB-C por uma porta Thunderbolt, que permite transferir dados com mais velocidade (até 40GB por segundo).
Outra novidade dos iPads é uma nova câmera frontal ultra-wide de 12MP. Ela traz uma função chamada Center Stage que permite, enfim, tirar aquela sensação de que o usuário está falando de cima para baixo em uma ligação de vídeo. Com o sistema TrueDepth, o Center Stage inclusive segue o movimento da pessoa para garantir que ela sempre esteja no centro da tela. A novidade estará disponível no FaceTime e para outros aplicativos de chamada de vídeo que queiram aproveitar a função.
Por fim, a estrela mesmo foi o iPad Pro de 12,9 polegadas que traz uma nova tela Liquid Retina XDR com tecnologia mini-LED. Os mini-LEDs garantem maior precisão na cor exibida, preto profundo e um display mais brilhante, com pico de até 1.600 nits.
O novo iPad Pro é compatível com a segunda geração do Apple Pencil e traz uma nova cor do Magic Keyboard, agora em branco. Enquanto os acessórios são retrocompatíveis com os modelos Pro de terceira e quarta geração, além do iPad Air de quarta geração, o novo Magic Keyboard para o iPad Pro maior é de uso exclusivo da quinta-geração.
No Brasil, o iPad Pro começa em R$ 10.799 no modelo de 11 polegadas e 128GB de armazenamento e chega a R$ 29.999 no modelo de 12,9 polegadas, 2TB e suporte a conexão 5G. Ainda não há previsão da venda do produto por aqui.
Leia também