Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Tecnologia

Instagram anuncia nova identidade visual e novo logotipo é igual ao antigo

Rede social vem tentando se reinventar para competir com o TikTok; conheça o novo logotipo, nova fonte e identidade visual do Instagram.

O Instagram aproveitou esta segunda-feira (23) para anunciar uma série de novidades em sua identidade visual. Com isso, o aplicativo estréia um novo logotipo, com alterações sutis em relação ao anterior, uma nova fonte oficial e novos designs para campanhas publicitárias.

novo logotipo do instagram
(Imagem: Instagram)

Começando pelo logotipo, que teve seu maior redesign em 2016, a versão apresentada hoje pelo Insta é pouco diferente da vista naquele ano. Agora, segundo as palavras da própria rede social, o logotipo está mais “vivo” e “dinâmico”, uma vez que o gradiente foi alterado, adicionando cores mais vibrantes, como amarelo e rosa choque.

Anteriormente, o ícone usava tons mais escuros. De certa forma, é até difícil notar que algo mudou. Mas a diferença é perceptível quando ambos os logos ficam lado a lado.

(Imagem: Instagram)

A segunda mudança apresentada hoje pelo Instagram foi sua nova fonte, chamada Instagram Sans. Tal como o novo ícone, a nova fonte deve estampar a interface do aplicativo, sendo utilizada em botões, figurinhas dos stories (aquelas que são padrão do Insta), marcações e mais.

Também de acordo com o Instagram, a nova fonte também pretende ser mais acessível e globalizada, já que tem um design adaptado para vários idiomas, inclusive aqueles que não utilizam o alfabeto romano, a exemplo do japonês e do tailandês.

(Imagem: Instagram)

Por fim, além dessas duas novidades, o Instagram também anunciou um novo guia visual para as suas campanhas publicitárias. Com este novo conceito, segundo a rede social, o objetivo é colocar o conteúdo no centro, evidenciando as imagens e elementos utilizados na própria rede.

Movimento acompanha rumores sobre novo feed e “crise de identidade” no aplicativo

(Imagem: FutureOwns)

Novo logotipo (à direita) é muito parecido com o anterior (à esquerda); na internet, usuários criticaram a forma como as novas cores fazem o ícone chamar muito mais atenção na grade de aplicativos — o que pode muito bem ter sido o objetivo da alteração.

A chegada de concorrentes como o TikTok parece ter afetado bastante o Instagram. Isso fica ainda mais claro se observarmos as constantes mudanças que o aplicativo tem sofrido. Se antes era um aplicativo voltado pra fotos, hoje, o Insta também tenta se vender como uma rede social de miniclipes, exatamente como o rival chinês.

Não por acaso, o aplicativo tem realizado diversos testes com novas funções, inclusive um feed em tela cheia, bem parecido com o da rede social concorrente.

Apesar de ter sofrido críticas, sobretudo por abandonar o formato 1:1, um clássico da fotografia e que se tornou sinônimo de fotos no Instagram, é provável que o novo feed seja definitivo, já que permite visualizar mais conteúdo no formato vertical, tal como é a tela dos smartphones.

Ademais, muito embora a maioria dessas alterações tenha por objetivo atrair novos usuários, ou, ainda, resgatar quem foi para o TikTok, não é incomum que os mais acostumados estranhem as novidades.

De todo modo, tantas mudanças assim revelam que sim, o Instagram, e toda a Meta, talvez, esteja tentando se reinventar, a fim de não perder a parcela mais jovem (e ativa) de seus usuários.

À primeira vista, nada disso é ruim. Mas será que eles não podem acabar “perdendo o norte” com tantas mudanças? Fica a dúvida!

Relacionados:

Leia também:

Apple

Com o agravamento das enchentes no Rio Grande do Sul, o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa vai fazer uma doação...

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.