Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
IOS 16 Vai Te Livrar De Captchas Confirmando Que Você É Humano

Apple

iOS 16 vai te livrar de captchas confirmando que você é humano

Recurso vai eliminar a necessidade de preencher CAPTCHAs sem fornecer qualquer dado do usuário; Apple também estará alheia às informações.

Os CAPTCHAs foram desenvolvidos para proteger páginas da web de diversas ameaças, do roubo de contas ao envio de spam. Apesar de seu propósito nobre, porém, é difícil encontrar quem goste desses carinhas, uma vez que, além de representarem um obstáculo adicional durante o acesso a um site ou conta, não é incomum que os desafios propostos neles sejam confusos.

Felizmente, no entanto, conforme apontam informações do MacRumors, divulgadas nesta segunda-feira (20), a Apple trabalha num recurso que permitirá desviar desses mecanismos.

Para isso, o próprio dispositivo, seja seu iPhone, iPad ou Mac, certificará ao site que o acesso está sendo feito por uma pessoa, eliminando a necessidade de completar o CAPTCHA.

Em um vídeo compartilhado recentemente com os desenvolvedores da WWDC 2022, a Apple explicou melhor do que se trata a novidade. Basicamente, a partir do que a empresa chama de Token de Acesso Privado, o iCloud será capaz de confirmar ao site que você é mesmo uma pessoa, fazendo isso sem fornecer qualquer dado seu.

Além disso, o iCloud tampouco saberá qual página solicitou a confirmação, garantindo que nem a Maçã tenha quaisquer registros do acesso.

Para tornar tudo isso possível, a Apple se juntou à CloudFlare e à Fastly, duas das maiores redes de distribuição de conteúdo web do mundo, e que possuem um papel crucial no acesso de boa parte da população mundial à boa parte do conteúdo disponível em toda a internet.

Ou seja, ainda que não valha para todas as páginas da web, uma vez que só as mantidas pela CloudFlare e pela Fastly serão suportadas nesse início, é bem provável que uma porção considerável dos CAPTCHAs “desapareça” para usuários do iOS 16 e do macOS Ventura, que já contam com a funcionalidade em suas versões beta.

Noutros sistemas, é provável que uma solução similar também surja. Isso porque, segundo a Fastly, o Google também ajudou a desenvolver o padrão, e deve implementá-lo em breve nas próximas versões do Android.

Relacionados:

Leia também: