Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
imagem-destacada-atualizacao-do-ios-15-4-disponivel-para-iphone-e-ipad

Apple

iOS 15.4 traz novos emoji, desbloqueio do Face ID com máscara e mais novidades

Lista de recursos também inclui Controle Universal, para iPads e Macs, voz não-binária para a Siri e mais; confira em detalhes.

Desde que o iOS 15.4 foi anunciado com diversos incrementos, a expectativa pela chegada da atualização cresceu. Nesta segunda-feira (14), a espera finalmente acabou e o sistema já está disponível para as linhas iPad e iPhone.

Antes de ir correndo atualizar, no entanto, é provável que você queira saber o que há de novo no sistema. Para começar, vale ressaltar a mudança mais importante do update: a possibilidade de utilizar o desbloqueio facial mesmo com máscaras de proteção, inclusive para pagamentos.

No passado, a Apple já havia a anunciado a possibilidade de desbloquear o iPhone usando máscaras, mas isso exigia ter um Apple Watch conectado. Agora, ao menos nos iPhones 12 e 13, os sensores podem te reconhecer mesmo com a proteção cobrindo seu rosto, e dispensam a utilização do relógio.

A Apple lançou um vídeo ensinando como configurar o Face ID para o uso com máscara facial.

A novidade, no entanto, só está disponível nessas duas linhas, já que ambas têm scanners mais precisos, sendo capazes de realizar a biometria mesmo em apenas parte da face.

Nos iPhones anteriores, a única alternativa continua sendo o recurso antigo, lembrando que este serve apenas para desbloquear os aparelhos e não permite autorizar pagamentos no Apple Pay.

Novos emoji

novos-emojis-disponiveis-no-ios-15-4
(Imagem: Emojipedia)

Você sabia que o plural de “emoji” é… “emoji”? Pois é, agora, ao contar pros seus amigos que o iOS 15.4 traz 37 novos ícones do tipo, também dá pra revelar essa curiosidade.

Dentre as adições feitas no update, é possível destacar o emoji da boca mordendo os lábios (hmm), do aperto de mãos com diferentes tons de pele, do coração feito com as mãos, do coração feito com os dedos e o meu favorito: o da carinha derretendo.

Clique para pagar

Outra novidade simples, mas também bastante esperada no iOS 15.4, foi a possibilidade de utilizar o Apple Pay para receber pagamentos. Com a função Clique para Pagar, a Apple já deixou tudo pronto para que comerciantes utilizem o próprio iPhone, a partir do XS, como uma maquininha de cartão NFC.

Naturalmente, como o iPhone não tem uma leitora de cartões, só é possível utilizá-lo em pagamentos sem contato, ou seja, aqueles feitos com outros smartphones, ou, ainda, cartões compatíveis com pagamentos por aproximação.

Ainda assim, a tecnologia deve tornar bem mais prática a vida de quem usa o smartphone para o trabalho.

Apesar do recurso já estar disponível, ele também precisa se integrar a mais carteiras digitais, a fim de se tornar efetivamente útil. Até agora, apenas a plataforma de pagamentos Stripe anunciou a compatibilidade nos Estados Unidos, mas ainda não liberou a função.

Controle Universal

Neste outro vídeo, Apple ensina a configurar e utilizar o novo Controle Universal, disponível para Macs e iPads com as últimas versões do SO.

Lembra que um dos destaques da WWDC de 2021 foi o Controle Universal para iPads e Macs? A função demorou a chegar, mas finalmente está aqui. Agora, desde que se esteja com o iPadOS 15.4 e o macOS Monterey 12.3, já é possível navegar entre um Mac e outro, bem como entre um Mac e um iPad, com o mesmo par de mouse e teclado.

Do jeito que a Apple apresentou o recurso ano passado, ele pareceu simplesmente mágico. No entanto, não é nada muito diferente de quando se utiliza múltiplos monitores fisicamente conectados. Basicamente, o mouse pode transitar entre todos os dispositivos em uso, bem como o teclado identifica qual deles está em operação naquele momento.

Assim, a grande diferença do Controle Universal é fazer isso de forma simples, entre múltiplos Macs e (ou) iPads. Para completar, o recurso também permite transferir arquivos entre os devices, bastando arrastar o conteúdo de um até o outro para fazê-lo.

Ainda assim, a funcionalidade é bastante interessante, já que muita gente utiliza o iPad, ou até mesmo um Macbook, como monitor secundário de um outro Mac.

Segundo a Apple, o Controle Universal conecta até quatro dispositivos simultaneamente. Para usá-lo, no entanto, primeiro é preciso associar os equipamentos “secundários” ao dispositivo principal, conforme o vídeo acima.

Além disso, é necessário que todos estejam conectados ao mesmo Apple ID e lado a lado uns dos outros.

Outros recursos presentes no iOS e iPad OS 15.4

Talvez a última atualização importante antes do iOS 16, o iOS 15.4 trouxe muitas novidades, sendo essas acima apenas as principais. Na lista a seguir, confira a totalidade de recursos que o sistema adicionou aos iPads e iPhones compatíveis:

  • Sites poderão te enviar notificações pelo Safari, caso você os autorize;
  • Ao adicionar senhas às chaves do iCloud, é possível incluir mais detalhes sobre elas, a partir de um campo de observações;
  • Já é possível desabilitar o acesso aos dados do iCloud;
  • A função “Texto ao Vivo”, que identifica textos em imagens e na câmera, agora permite adicionar os textos automaticamente a lembretes e notas;
  • Ao utilizar teclados externos com retroiluminação, um ajuste na central de controle permitirá aumentar ou diminuir o brilho do acessório;
  • Assinantes do iCloud+ agora podem configurar domínios personalizados de seus endereços @icloud diretamente no iPhone ou iPad;
  • As ações do app Atalhos podem ser executadas em segundo plano, ou seja, sem o envio de notificações;
  • Nos EUA, a Siri acaba de ganhar uma voz de gênero neutro, chamada Quinn;
  • No iPhone e no iPad, o aplicativo Buscar conta com novas opções de notificação. Além disso, a configuração inicial das AirTags esclarece melhor sob os riscos do uso indevido do acessório;
  • Novos filtros para navegar entre podcasts no aplicativo Podcasts;
  • Na União Europeia, os apps Saúde e Carteira permitirão a inclusão do passaporte de vacinação;
  • Nos EUA, os usuários do Apple Card ganharam um novo widget acessível diretamente da tela inicial.

Baixe agora!

O novo iOS 15.4 está disponível para todos os iPhones e iPads que já contavam com suporte à 15ª versão do sistema. Para baixar e instalar a atualização, basta acessar Ajustes > Geral > Atualização de Software > Baixar e Instalar.

Relacionados:

Leia também:

Tecnologia

Nesta quarta-feira (10), a Samsung anunciou durante o seu Unpacked em Paris os novos Galaxy Z Flip 6, Z Fold 6 e muitos outros...