Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

Confira as principais novidades da WWDC21

iOS 15, iPadOS 15, macOS 12 Monterey, watchOS 8 e tvOS 15. Confira as principais novidades do evento de abertura da WWDC21.

O evento de abertura da WWDC21 aconteceu nesta segunda-feira (7). A trigésima segunda edição da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple mostrou uma prévia dos novos sistemas operacionais da empresa.

Com muito foco em saúde e privacidade, confira as principais novidades da WWDC21:

iOS 15 traz grandes mudanças para iMessage e FaceTime

O sistema operacional que será a casa dos iPhones pelo próximo ano foi apresentado nesta segunda (7). A Apple focou bastante no iMessage e no FaceTime devido aos tempos pandêmicos.

Os aplicativos ganharam diversas novidades. No FaceTime, por exemplo, será possível compartilhar a tela do celular, ouvir música ou ver um filme junto dos amigos e até acompanhar uma ligação de FaceTime pela web no Android ou no Windows. Confira as principais novidades do iOS 15 aqui.

iPadOS 15 melhora produtividade, mas não tanto quanto usuários esperavam

A WWDC21 era a grande promessa para os donos de iPad, isso porque o novo iPad Pro com chip M1 usa, literalmente, o chip dos novos Macs. Pelo hardware não ser uma limitação, esperava-se um foco nos usuários mais profissionais, o que não aconteceu de fato.

Em vez de um Final Cut Pro ou de suporte ao Xcode, a Apple vai permitir que desenvolvedores codifiquem usando o Swift Playgrounds. Apesar de não trazer um novo design de multitasking com janelas, ficou mais fácil de acessar funções conhecidas como o Split View e Slide Over no iPadOS 15.

A tela inicial dos tablets ganhou adições importantes, como a possibilidade de colocar widgets em qualquer lugar – desde que cercado de aplicativos – e também ao trazer a Biblioteca de Apps, até então exclusiva do iPhone, para as telas maiores. Saiba tudo sobre o iPadOS 15 aqui.

macOS 12 Monterey traz novo Safari

O macOS 12 Monterey é o substituto do Big Sur. Ele ganha um Safari redesenhado e também uma função poderosa de continuidade chamada “Controle Universal”.

Com essa função, é possível alinhar um Mac e um iPad ao lado do outro para usar o “arrastar e soltar” entre eles. Essa integração também permite controlar o Mac com o Magic Keyboard do iPad ou o contrário: usar o trackpad e o teclado do Mac no iPad. Saiba todas as novidades do macOS 12 Monterey aqui.

watchOS 8 com foco em bem-estar

watchOS 8

Em mais uma atualização, o watchOS 8, apresentado durante a WWDC21, foca no bem-estar do usuário. Ele conta com dois novos exercícios e também o novo aplicativo Mindfulness, para que o usuário pare por alguns instantes, relaxe e reflita no meio de toda a rotina.

O relógio ganha um mostrador especial com fotos em Modo Retrato e também um app Home redesenhado e a adição, pela primeira vez, do app Buscar. Saiba todas as novidades do watchOS 8 aqui.

tvOS na WWDC21

Praticamente não mencionado, foi até difícil de entender se o futuro software das Apple TVs e dos HomePods continuaria a se chamar tvOS.

O sistema operacional vai trazer a possibilidade de usar HomePod minis como alto-falante das TVs com a Apple TV 4K e a set-top-box continuará integrando funções de casa inteligente através do aplicativo Casa, como mostrar quem está na porta por vídeo, permitir controlar dispositivos através do projeto Matter e mais.

Apple Music Lossless com Áudio Espacial lançado na WWDC21

Também durante o evento de abertura da WWDC21, a Apple confirmou que o Apple Music Lossless com Áudio Espacial chegaria a partir do dia 7 de junho.

A função de Áudio Espacial estará disponível para todos os AirPods e fones da Beats com os chips H1 e W1. Já a qualidade Lossless e Hi-Res Lossless precisam de headphones cabeados e até outros dispositivos para garantir a alta fidelidade. Todas as informações sobre essa novidade estão aqui.

Quando os softwares apresentados na WWDC21 serão lançados?

Como de costume, a Apple faz a apresentação e libera os sistemas operacionais para os desenvolvedores começarem a testar no mesmo dia. A partir de julho, a empresa promete liberar as versões beta para o público que queira se aventurar nos softwares ainda em testes. No outono do Hemisfério Norte, próximo de setembro, a Apple deve lançar o iOS 15, iPadOS 15, macOS 12 Monterey, watchOS 8 e tvOS 15 para todos os usuários.

Leia também:

Análise

Os novos iPhones da Apple estão mais poderosos do que nunca. Confira a análise do iPhone 13 Pro, um mês após a chegada dele...

Apple

Quer saber como aproveitar a câmera do seu iPhone 13 ou 13 Pro para fotos e vídeos? Esse tutorial te dá várias dicas e...