Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Tecnologia

Parceria Matter promete simplificar casas conectadas já em 2021

Grandes empresas como Amazon, Apple, Google e Samsung devem começar a lançar em 2021 produtos para casa conectada sob o novo padrão Matter.

Amazon, Apple, Google, Samsung, Aliança Zigbee e dezenas de outras empresas estão trabalhando para criar um padrão de produtos para casas conectadas. Antes chamado de Project CHIP, ele ganhou uma cara nova e se chama Matter.

Essa parceria chamada Matter deve começar a ver frutos agora em 2021, já que essas empresas se preparam para lançar novos produtos com esse protocolo.

O padrão Matter de casa conectada é focado em três pontos: Bluetooth LE para configuração, WI-Fi para conexão de bandas de alta largura, como ao fazer o streaming de uma câmera de segurança, e o protocolo de rede Thread mesh para dispositivos com largura de banda baixa, como sensores de movimento.

Por enquanto, o HomePod mini e o Google Nest Hub, por exemplo, já funcionam nesse padrão. As fabricantes vão poder também trazer esse protocolo para dispositivos já comercializados através de uma atualização.

Grandes empresas como a Philips Hue também fazem parte dessa parceria Matter. A companhia promete uma atualização de software nos próximos meses para que os produtos já lançados e os que a Philips ainda deve apresentar sejam compatíveis com esse protocolo.

O projeto, que foi anunciado no final de 2019, teve alguns atrasos devido à pandemia, mas até o final deste ano deve ver os primeiros produtos lançados sob este protocolo.

O projeto Matter vai facilitar a vida dos consumidores na hora de comprar produtos para conectarem as suas casas. Até então, era necessário um cuidado para decidir qual protocolo seguir: o HomeKit da Apple, o da Amazon com a Alexa ou o do Google com o Assistente, afinal, um produto de casa conectada poderia funcionar sob um determinado padrão, mas não com outro.

Leia também:

Games

De surpresa, a Nintendo revelou o Nintendo Switch 2, o seu novo console que chega ainda em 2025. Confira todas as informações sobre ele.

Análise

Na análise do iPhone 16, você vai ver como ele corrige erros da geração anterior, mas nem sempre acerta com os novos recursos.