Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
navi-facetime-traducao-simultanea-nova-post-1

Apple

‘Navi’ traz legendas e tradução ao vivo para ligações FaceTime usando SharePlay

Já pensou em fazer uma ligação pelo FaceTime com alguém com tradução simultânea e com o uso de legendas? Conheça o Navi, o app que faz isso.

Nesta segunda-feira (13), a Apple lançou o macOS 12.1. Uma das principais funções é a chegada do SharePlay, que permite que usuários em uma ligação FaceTime ouçam músicas, vejam séries, compartilhem tela ou joguem enquanto conversam.

Esta função já estava disponível no iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV desde o iOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1, mas demorou um pouco mais para chegar ao Mac.

Com a funcionalidade agora em todos os dispositivos, o desenvolvedor Jordi Bruin lançou um novo cliente para FaceTime chamado Navi. O aplicativo ajuda pessoas com deficiência auditiva e outras deficiências a participarem de uma ligação FaceTime com o uso de legendas e traduções ao vivo.

Bruin contou ao 9to5Mac como foi que ele decidiu criar o Navi:

“Em abril, eu participei de um hackathon e brinquei um pouco com a API mixToTelephonyUplink que permite que pessoas mudas falem em ligações usando a função Digitar para Falar. Após assistir a sessão do SharePlay durante a WWDC, comecei a imaginar as diferentes maneiras de tornar reais a transcrição ao vivo.”

Uso do SharePlay no iOS 15.1 permite que diversas pessoas assistam ao mesmo conteúdo simultaneamente

Com o Navi, o cliente de FaceTime traz:

  • Legendas instantâneas para as suas ligações FaceTime;
  • Tradução de legendas em tempo real para mais de 20 idiomas;
  • Experiência criada especificamente para uso Picture in Picture;
  • No macOS, as legendas aparecem na janela do vídeo;
  • Legendas têm criptografia de ponta através dos servidores da Apple.

Estes são os idiomas e regiões suportadas até agora: Polonês, turco, tailandês, ucraniano, alemão (Áustria), francês (Suíça, França e Canadá), finlandês, vietnamita, italiano, sueco, alemão, japonês, português (Brasil e Portugal), espanhol (México e Espanha), norueguês , dinamarquês, croata, chinês (tradicional e simplificado), holandês, inglês (Canadá, África do Sul, Filipinas e Reino Unido) e árabe (Arábia Saudita).

Embora Bruin tenha criado o Navi para ajudar pessoas com deficiência auditiva e outras deficiências que as impedem de se envolver facilmente em uma videochamada, o aplicativo também é útil para pessoas que não falam a mesma língua, mas ainda precisam participar de uma chamada de vídeo:

“O SharePlay adiciona uma API muito simples para os desenvolvedores passarem informações entre as pessoas em uma chamada do FaceTime, tudo criptografado e com baixíssima latência. (…) Eu tinha mais de 500 pessoas no TestFlight, mas como o teste exigiria que eu ligasse para todos eles, tive que encontrar maneiras melhores, então, no final, tive que fazer um monte de FaceTime em dispositivos diferentes comigo mesmo. (…) Eu ainda fico impressionado quando uso o recurso de tradução ao vivo e posso ter uma conversa com alguém cujo idioma eu não falo. Realmente parece um filme de ficção científica.

Para usar o Navi, basta começar uma chamada de FaceTime, abrir o app e tocar no botão “Habilitar Legendas” para convidar outras pessoas através do SharePlay.

O Navi está disponível na App Store gratuitamente aqui. Até o fim do ano, os usuários podem aproveitar a função de legendas instantâneas gratuitamente. Em 2022, os usuários terão cinco ligações gratuitas com essa função, depois precisarão fazer um pagamento único de R$ 22,90. Para usar o pacote de traduções simultâneas, é preciso pagar um pack de pelo menos 100.000 caracteres, que custa em torno de R$ 80 e garante mais ou menos uma hora de conversação dependendo de quão rápido os usuários falam.

Leia também:

Tecnologia

Usuários poderão conectar suas contas com carteiras de criptomoedas e exibir selo de autenticidade caso usem uma foto de perfil com NFT.

Tecnologia

Rede social emitiu um comunicado nesta segunda (17) e explicou que a funcionalidade ainda está em testes; saiba como funciona.

Games

Negócio ainda precisa ser aprovado por órgãos antimonopólio de diversos países; até lá, companhias atuarão separadamente, sem mudanças.

Tecnologia

Com gráficos da AMD, Exynos 2200 cumpre a promessa de ser o primeiro a levar ray tracing para os jogos de smartphone; confira mais...