Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
iphone-14-mockup-novapost-destaque

Apple

Rumores sobre o iPhone 14 esquentam: conheça quatro possíveis novidades da linha

Analistas e mídia especializada já apresentaram suas apostas sobre os novos recursos da linha iPhone 14, a ser apresentada em setembro.

Todo ano é sempre igual, a linha atual de iPhones completa seis meses de lançada e as especulações sobre a próxima geração já começam a surgir. Especialmente em 2022, após um período difícil pro setor de tecnologia, as expectativas para o iPhone 14 são mais altas do que nunca. Mas, afinal, o que é apenas ilusão e o que realmente tem chances de aparecer?

Na linha iPhone 13, a Apple apostou em mudanças incrementais. Para isso, diminuiu o notch, melhorou as câmeras e telas, além de aperfeiçoar as baterias. Ainda assim, a experiência geral, sobretudo nas linhas ‘não Pro’, continuou basicamente a mesma.

Para este ano, contudo, a expectativa é de que os novos modelos tenham, pelo menos, quatro grandes novidades. A primeira delas é que, ao que tudo indica, não teremos um iPhone mini nesta geração: devido ao baixo desempenho de vendas das variantes 12 e 13 Mini, a Apple continuaria focando na variedade de tamanhos, mas, dessa vez, com um iPhone maior.

Tal como aponta o 9to5Mac, o novo iPhone 14 deverá ser vendido em dois tamanhos: um com 6,1 polegadas, tal como é hoje, e outro de 6,7 polegadas, com uma pegada bem similar ao dos modelos Pro Max mais recentes.

E por falar na linha Pro, é importante ressaltar que essa também deve ver novidades. Nesse sentido, uma das mudanças mais comentadas (e aguardadas) é um novo visual para o sistema Face ID – que, nos iPhones Pro, deve incorporar um pequeno furo para a câmera, além de um outro furo mais alongado, similar a uma pílula, para os sensores TrueDepth.

Essa, inclusive, deve ser a maior distinção de design entre os modelos Pro e os convencionais, já que os iPhones 14 e 14 Max – que é como se espera que sejam chamados – continuarão com o mesmo ‘entalhe’ da geração atual.

Da mesma forma, Ross Young, um analista da cadeia de suprimento de displays, afirma que essa mesma distinção, com notch para uns e furo para os outros, deve ser exclusiva de 2022, uma vez que a linha inteira do iPhone 15 deve ter o mesmo visual.t

Linha 14 trará ainda mais diferenças entre os iPhones Pro e os tradicionais

Na linha iPhone 13, além das câmeras ligeiramente melhores e do design em aço inoxidável, a Apple trouxe outra característica exclusiva para os modelos Pro: as telas ProMotion.

Já no iPhone 14, a expectativa é de que a Maçã distancie ainda mais os modelos, chegando a embarcar processadores diferentes em cada variante. Dessa forma, enquanto o iPhone 14 teria o A15 Bionic atual como processador, apenas os modelos Pro e Pro Max trariam um chip verdadeiramente novo, o A16 Bionic.

Também apuradas pelo 9to5Mac, as informações partem de ninguém menos que Ming-Chi Kuo, um dos mais respeitados analistas do mercado de tecnologia. Tal como Ross Young, Kuo tem um longo histórico de ‘previsões acertadas’, inclusive no longo prazo.

Segundo o portal, a expectativa ainda é de que Apple amplie a RAM dos modelos convencionais, indo de 4GB a 6GB. Apesar disso, no entanto, não se sabe se a versão do A15 Bionic a ser utilizada será a do 13 Pro, que é ligeiramente mais potente, ou exatamente o mesmo do iPhone 13 ‘comum’.

Aí sim: Pixel-binning no iPhone 14 Pro

iPhone-13-camera-system-apple
(Imagem: Apple)

Nos últimos anos temos visto uma verdadeira explosão de câmeras com 30, 40, 60 e até 100 e poucos megapixels. Para quem já acompanha o Nova Post, é fácil entender que o objetivo dessa megalomania nada tem a ver com resolução, mas sim sensibilidade à luz.

O lance é o seguinte: essas câmeras de 40, 60, ou mais megapixels, utilizam a quantidade maior de pixels no sensor como se fossem um só. Assim, elas continuam capturando fotos de 12 megapixels, mas como o pixel formado por vários sub-pixels é bem mais amplo, também consegue captar mais luz, melhorando os resultados à noite.

Pois bem, segundo o mesmo Ming-Chi Kuo, além do jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, o iPhone 14 Pro deve chegar este ano com uma câmera principal de 48 megapixels.

Naturalmente, as fotos ainda devem ser de 12 megapixels, mas com cada 4 pixels do sensor funcionando como um. Com isso, além de captar muito mais luz e melhorar o modo noturno, os novos iPhones Pro poderiam ter um modo de ‘ultraresolução’, capaz de fotografar (e quem sabe até filmar) com muito mais detalhes.

Além dessas novidades, uma série de outras funcionalidades inéditas são esperadas para a linha iPhone 14. No ano passado, um dos rumores não confirmados sobre o iPhone 13 era de que ele seria capaz de se conectar à rede via satélite, o que não aconteceu. Este ano, como a esperança é a última a morrer, é possível que a Apple finalmente apresente o recurso.

Relacionados:

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...