Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Tecnologia

Novas Comunidades do WhatsApp devem facilitar a administração de múltiplos grupos

Anunciada nesta quinta-feira (14), funcionalidade acompanha uma série de recursos novos para os chats em grupo, incluindo reações com emojis.

Muita gente usa o WhatsApp para tudo – e a empresa sabe disso, tanto que acaba de lançar um recurso para tornar a vida em grupo muito mais fácil no aplicativo. Como destaque, temos as “Comunidades”, que permitem reunir vários grupos relacionados e, assim, facilitam a gestão desses espaços.

Se o WhatsApp costumava incorporar muitas funções do Telegram, dessa vez parece que o Discord foi a fonte de inspiração. Na nova funcionalidade do mensageiro, é possível combinar diferentes grupos numa única “Comunidade”, o que deve facilitar – e muito – a rotina de quem tem vários desses para administrar.

Novas Comunidades do WhatsApp
(Imagem: WhatsApp)

Segundo o WhatsApp, interface das novas Comunidades não está finalizada e pode sofrer alterações.

Como a própria empresa revela em seu vídeo sobre o recurso, as Comunidades do WhatsApp não são voltadas para pessoas como eu e você, mas para organizações que utilizam o app em seu dia a dia. A partir delas, uma escola pode ter um grupo para cada turma, assim como uma empresa para cada departamento.

Na verdade, não é como se já não houvesse uma infinidade de grupos dentro das mais diversas instituições – uns para trabalho, outros nem tanto. A diferença é que, com as Comunidades, fica mais fácil administrá-los, inclusive com funcionalidades específicas.

Finalmente! Reações com emojis

Novas funções do WhatsApp para Grupos
(Imagem: WhatsApp)

Segundo o WhatsApp, vai ser possível que um único administrador seja responsável por toda a comunidade. Assim, ele poderá emitir comunicados para todos os grupos.

Dentro de cada grupo, também será possível reagir com emojis, enviar arquivos de até 2GB, apagar mensagens enviadas por outros usuários, no caso dos administradores, e até realizar chamadas em grupo, com um máximo de 32 pessoas.

No caso desses recursos relativos aos grupos, o WhatsApp ressalta que estarão disponíveis mesmo se o grupo não for parte de uma Comunidade. Além disso, todos estarão funcionando já nas próximas semanas, antes das Comunidades em si serem liberadas.

Na nota em que revelou o novo recurso, o WhatsApp ainda aproveitou para alfinetar o Telegram:

Conforme afirma a plataforma, todas as conversas – individuais, em grupos ou em comunidades – continuam sendo criptografadas de ponta a ponta. Além disso, o app afirma que “enquanto outros aplicativos estão construindo chats para centenas de milhares de pessoas, o WhatsApp está focando nos grupos que são parte das nossas rotinas”.

Ao fim da nota, a empresa ainda explica que boa parte das outras novidades a serem lançadas este ano estarão relacionadas às novas Comunidades.

Relacionado:

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...