Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
correr com o Apple Watch minha primeira São Silvestre

Análise

Como o Apple Watch e o app Gentler Streak me ajudaram a correr a primeira São Silvestre

Do zero ao herói, correr a minha primeira São Silvestre foi um trabalho de dois anos com a ajuda do Apple Watch e do app Gentler Streak.

Trinta e um de dezembro, também conhecido como o último dia do ano, é uma ótima data para descansar, desligar o computador e planejar o ano que está por vir. Para algumas milhares de pessoas, no entanto, é dia também de participar da São Silvestre, a corrida de rua mais famosa e tradicional do Brasil.

Em um percurso de 15 quilômetros, o que chama atenção é o seu trajeto final, a subida na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, que consagra ou deixa para trás os corredores. Desta vez, os brasileiros subiram o pódio no quarto lugar. Na competição masculina, o ugandês Andrew Rotich Kwemoi fez o percurso em incríveis 44 minutos e 43 segundos.

O percurso da São Silvestre.

Bem atrás dele, no pelotão dos amadores – e pela primeira vez – quis tentar a minha sorte na São Silvestre em uma prova finalizada em 1 hora, 43 minutos e 45 segundos. Abaixo, compartilho como o Apple Watch e o aplicativo Gentler Streak, selecionado como a melhor aplicação para relógios inteligentes da Apple em 2022, me ajudaram a completar minha primeira prova oficial, além de moldarem a minha jornada de uma vida mais saudável nos últimos anos.

Uma jornada saudável, às vezes, leva tempo

O Apple Watch Series 3, o primeiro com conexão 4G.

Usuário do Apple Watch desde o modelo Series 3, lançado em 2017, foi apenas em 2020, com a ajuda do Apple Watch Series 6, que decidi levar com afinco a possibilidade de ter uma vida mais saudável. Dois foram os impulsos que me colocaram em uma jornada de me tornar mais ativo e preocupado com o meu corpo.

Um foi a participação do Nova Post na WWDC 2019. A maior feira de desenvolvedores da Apple, além de trazer novidades de software – e hardware naquela edição –, também trouxe momentos de descontração. Por exemplo, jornalistas e desenvolvedores participaram de uma amigável corrida de 5km e, confesso, que para mim foi uma lástima. Não só não terminei o percurso, como quase passei mal de verdade.

Comparativo da corrida de junho de 2019 com a corrida do final de 2022.

O outro impulso que me fez tomar vergonha na cara foi um texto do meu colega Paulo Higa, no Tecnoblog, sobre como ele emagreceu um monte com ajuda da tecnologia.

Dito isso, eu demorei quase 14 meses, desde a WWDC 2019, para realmente levar a sério essa possibilidade de ter uma vida mais saudável e que também me fez perder tanto peso quanto o Higa.

Caminhar, correr e fazer ioga com o Apple Watch

Como talvez você saiba lendo as análises dos relógios da Apple que publicamos aqui no Nova Post, o Apple Watch mostra notificações de maneira facilitada, mede seus batimentos cardíacos, monitora o seu sono, permite ver a oxigenação no sangue e tem como incentivo que o usuário feche os Círculos de Atividade, que são compostos pelos círculos de movimento, exercício e ficar de pé.

Comprovado cientificamente, exercitar-se por pelo menos 30 minutos te ajuda a ter uma vida mais saudável – e é esse o foco do relógio. Não importa qual exercício, mas use 30 minutos do seu dia para cuidar de você.

Lá pelo fim de 2020 e depois por todo o ano de 2021, baseei os meus exercícios, compostos de caminhadas e leves corridas, na intenção de emagrecer. Com atividades que tinham em torno de cinco a seis quilômetros, elas me ajudavam a manter essa meta de pelo menos 30 minutos de atividades diárias.

Além disso, com a pandemia atingindo níveis cada vez mais assustadores, cuidar do meu corpo e aproveitar um pouco do sol da manhã, era algo que me ajudava a cuidar da minha saúde mental.

O começo não foi fácil e as primeiras caminhadas me geraram uma lesão que, felizmente, me levaram para o ioga. Foi através de aulas online no YouTube e posteriormente com o Apple Fitness+ que aprendi a ganhar resistência através de exercícios que me ensinassem a respirar melhor e que ajudassem a me recuperar de atividades mais intensas.

Junto disso, fui adicionando pequenas corridas às caminhadas. Primeiro, 100 metros; depois, fui lutando para chegar no primeiro quilômetro. Comecei a alternar caminhada com corridas, até que consegui chegar aos meus primeiros cinco quilômetros corridos. Senti-me um vencedor ao pensar naquela fatídica WWDC de 2019.

No começo de 2022, já com um condicionamento físico melhor e uns bons 25 quilos a menos, tive a chance de conhecer um aplicativo que mudaria como eu me exercitava e que me ajudou a chegar neste 31 de dezembro de 2022 ao completar uma São Silvestre, o Gentler Streak.

Gentler Streak, exercícios com compaixão

Lançado no começo de 2022 a versão do Gentler Streak para Apple Watch, eu cobri diversas vezes novidades sobre o aplicativo no 9to5Mac e no BGR ao longo desses meses, mas não contei para a audiência do Nova Post os benefícios que este aplicativo estava me trazendo.

Basicamente, o Gentler Streak mostra o seu caminho de atividade – Activity Path – e diz se o exercício que você está fazendo está dentro de uma jornada saudável. Ele se baseia nos dados do aplicativo Saúde e nas zonas de frequência cardíaca das suas atividades para estabelecer isso.

Sabe quando os batimentos vão para as alturas e você continua correndo ou pedalando durante um exercício? Isso é ótimo para emagrecer, mas propício para trazer uma lesão para o seu corpo. Após uma atividade dessas, o ideal é descansar. E, pela primeira vez, eu conheci um aplicativo que não só ia na contramão do “feche os seus círculos” do Apple Watch, como também me dizia: é hora de descansar.

Em junho, a fundadora do aplicativo, a eslovena Katarina Lotrič disse isso para mim em uma entrevista para o 9to5Mac:

“Eu acho que o mundo está faminto por alguém que diga que está tudo bem descansar, porque descansar não é o mesmo que desistir. Descansar é tão importante quanto ser ativo. Descansar também é ter compaixão consigo.”

Além do Activity Path, o aplicativo Gentler Streak também traz uma função interessantíssima chamada Go Gentler, que te sugere exercícios de acordo com aquilo que você gosta de fazer. E vai além: uma das sugestões é sempre descansar, principalmente quando você está em um nível alto no seu Activity Path.

Gentler Streak

Quando você exagera, como foi o meu caso neste 31 de dezembro, não apenas você machuca o Yorhart – a alma do aplicativo que é uma brincadeira com o termo “seu coração” em inglês –, mas o app ativamente te diz “Descanse” e “entenda os benefícios de descansar”.

Dito isso, não apenas consegui entender quando deveria me exercitar com mais empenho, mas também percebi quando deveria ir mais devagar. Junto destes últimos dois anos de foco, consegui transformar corridas de 5km, em corridas de 10km e que, para momentos especiais como este, viraram corridas de 15km.

Conclusão

Não acho que o Apple Watch ou o Gentler Streak vão me levar para uma meia maratona – ou até mesmo uma maratona completa. Apesar da Apple estar preparada para isso com o relógio Apple Watch Ultra, o meu foco sempre foi uma vida mais saudável e que me fizesse sentir confortável comigo mesmo – e agora eu atingi isso.

Para os próximos dias, o meu foco vai ser o descanso – como o Gentler Streak está fazendo questão de me lembrar. Depois, voltarei para os meus níveis de treino que me manterão em uma jornada saudável para o meu corpo. Junto disso, continuarei usando o Apple Watch para me dar apoio e monitorar minhas atividades.

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...