Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

Entenda como o iPad pode ser peça fundamental na volta às aulas de 2022

iPad ajuda na sala de aula para que alunos colaborem, soltem a própria criatividade e trilhem seus caminhos únicos de aprendizado.

O começo do ano é marcado pela volta às aulas. Do ensino primário ao superior, existe um dispositivo que é útil em todas as etapas da educação, o iPad.

O tablet da Apple conta atualmente com quatro linhas diferentes: a de entrada, o mini, o Air e o Pro. Independente de qual modelo você escolha, todos eles trazem suporte a um teclado (seja bluetooth ou conectado diretamente no aparelho) e ao Apple Pencil, que facilita ao escrever à mão ou soltar a criatividade na tela do iPad.

Além de ser uma opção mais em conta do que um Mac, ele também faz parte da visão da Apple para a aprendizagem. Entenda como o iPad pode ser peça fundamental nesse volta às aulas:

iPad te conecta a novos mundos

novo-ipad-9-nova-post-2

Para o aprendizado ser efetivo, ele precisa mais do que te conectar à internet, mas trazer conteúdos que agreguem ao aprendizado.

Desde o momento que o usuário compra um tablet da Apple, ele tem disponível os apps integrados, como os apps Pages, Numbers, Keynotes, GarageBand e iMovie que garantem o básico para que o estudante possa escrever documentos, criar planilhas, fazer apresentações e até soltar a criatividade.

Fora isso, é possível utilizar os serviços na nuvem da Apple com o iCloud e o aplicativo Arquivos, baixar milhares de apps pela App Store e ainda aproveitar os conteúdos curados pelos editores da loja de aplicativos da empresa.

Por fim, em relação à internet, todos os iPads contam com opções que permitem o usuário se conectar à rede de qualquer lugar, desde que escolham as versões com suporte ao 4G/5G, ou simplesmente compartilhem a internet do iPhone para o tablet.

Leia Mais:

Colaboração é palavra-chave no aprendizado

Não é só de chamada de vídeo e documentos compartilhados que os alunos e professores vivem – apesar de que os últimos dois anos pareceram que sim.

Mesmo assim, é comum que existam entraves para se compartilhar documentos e participar de experiências online em conjunto. Com o iPad – e especificamente ao rodar a última versão do iPadOS – os estudantes podem tirar proveito da função SharePlay, que durante uma chamada de vídeo (em grupo ou um a um), te permite participar de dinâmicas em tempo real com todo mundo.

Seja para ver um filme, jogar um jogo, ou aprender brincando com aplicativos como o Kahoot, o SharePlay funciona muito bem.

O iPad também traz suporte ao AirDrop para transferências rápidas de arquivo, notas compartilhadas, colaboração em tempo real na suíte iWork, lembretes compartilhados e ainda o app Projeto Escolar que permite que alunos e professores compartilhem materiais e trabalhem juntos em tempo real.

Criatividade é mais do que incentivada no iPad

Um estudo conduzido pela GALLUP, uma empresa global de análise de dados, mostra que 87% dos professores e 77% dos pais norte-americanos acreditam que medidas de ensino que inspirem a criatividade no processo de aprendizado é o que mais vale a pena para os estudantes – o que contradiz o fato de que os alunos passam a maior parte do tempo em atividades tradicionais.

Além do estudo conduzido nos Estados Unidos, é importante notar que a criatividade faz parte da Base Nacional Curricular do Brasil e essa também é uma questão para os pais brasileiros. Com o iPad, é possível tirar proveito de novas ferramentas para realizar as tarefas.

Um dos grandes trunfos do tablet da Apple é o uso da Realidade Aumentada. Um aplicativo que chama atenção é o Reality Composer, que facilita a construção, o teste, o ajuste e a simulação da tecnologia com ferramentas do mundo virtual para o real.

Aplicativos como o Pages e o Keynotes estimulam a criatividade e o suporte ao Apple Pencil permite fazer anotações, desenhos e explorar novas formas de expressar suas ideias. Com o Clips, é possível criar vídeos criativos e lúdicos com alguns cliques.

São inúmeras as possibilidades e a Apple também conta com um documento com atividades para instigar a criatividade das crianças aqui.

Trilhando os próprios caminhos

iPad

Enquanto a educação caminha bem em conjunto, o estudante tem sua própria jornada de aprendizado. Algumas das possibilidades para facilitar o ensino de cada um são:

  • Ferramentas de aprendizado assistiva que permitem personalizar o iPad para ele te ajudar a explorar, aprender, pensar e criar;
  • Dividir a tela com Split View, trabalhando com dois apps ao mesmo tempo;
  • Texto que fala para ajudar na compreensão e leitura de documentos;
  • Aplicativo Projeto Escolar que permite personalizar o fluxo de trabalhos pessoais e ter orientação durante as aulas;
  • Milhares de apps voltados para educação na App Store.

Por fim, a Apple também conta com alguns outros cursos para ajudar na aprendizagem como o Criatividade para Todos, o Programação para Todos e Desenvolva em Swift.

Com a versão 4.0 do Swift Playgrounds, não só o usuário pode aprender a programar em Swift como pode usar o iPad para criar um aplicativo completo que pode ser publicado na App Store.

Descubra aqui o iPad ideal para as suas necessidades.

Leia também:

Análise

Veja como o Apple Fitness+ transformou um dos treinos mais chato da academia, a esteira, em uma das atividades mais proveitosas do meu dia.